A atuação de Jesus em nosso favor no juízo e o nosso papel
Ellen White descreve a atuação de Jesus em nosso favor no juízo e o nosso papel: “Jesus não justifica os pecados deles, mas apresenta seu arrependimento e fé e, reclamando o perdão para eles, ergue as mãos feridas perante o Pai e os santos anjos, dizendo: ‘Eu os conheço pelo nome. Gravei-os na palma de Minhas mãos. ‘Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não desprezarás, ó Deus’ (Salmo 51:17). E, ao acusador de Seu povo, declara: ‘O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?’” (Zacarias 3:2; O Grande Conflito, página 406).
“O fato de os reconhecidos filhos de Deus serem representados como estando na presença do Senhor com vestes sujas deve levar à humildade e ao profundo exame do coração todos os que Lhe professam o nome. Os que estão de fato purificando o caráter mediante a obediência à verdade terão de si mesmos uma opinião muito humilde” (Testemunhos Para a Igreja, volume 5, página 403).
“Vivemos hoje no grande Dia da Expiação. […] Todos aqueles que quiserem que seu nome seja conservado no Livro da Vida devem, agora, nos poucos dias que lhes restam do tempo da graça, humilhar-se diante de Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro” (O Grande Conflito, página 410).
Perguntas para consideração
O que sentimos ao pensar que Jesus levanta Suas mãos feridas por nós diante do Pai? Por que essa é a nossa única esperança no juízo?
Vivemos no Dia da Expiação, a obra divina para salvar perdidos. Por que qualquer dia dedicado à obra de salvar pecadores deve ser uma boa notícia?
“Cristo pode pleitear de forma eficaz em nosso favor. Ele é capaz de silenciar o acusador com argumentos baseados não em nossos méritos, mas nos Seus” (Testemunhos Para a Igreja, volume 5, página 403). Você crê nisso?
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As coisas celestiais purificadas
E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores do que estes. Hebreus 9:22, 23.
Que é a purificação do santuário? Que houve tal cerimônia com referência ao santuário terrestre, acha-se declarado nas Escrituras do Antigo Testamento. Mas poderá no Céu haver alguma coisa a ser purificada? No capítulo 9 de Hebreus a purificação do santuário terrestre, bem como a do celestial, encontra-se plenamente ensinada.
A purificação, tanto no serviço típico como no real, deveria executar-se com sangue: no primeiro com sangue de animais, no último com o sangue de Cristo. — O Grande Conflito, 417, 418.
A purificação não era uma remoção de impurezas físicas, pois isso devia ser realizado com sangue e, portanto, devia ser uma purificação do pecado. — História da Redenção, 377.
Mas, como poderia haver pecado em relação com o santuário, quer no Céu quer na Terra? — O Grande Conflito, 418.
Como antigamente os pecados do povo eram transferidos, em figura, para o santuário terrestre mediante o sangue da oferta pelo pecado, assim nossos pecados são, de fato, transferidos para o santuário celestial, mediante o sangue de Cristo. E como a purificação típica do santuário terrestre se efetuava mediante a remoção dos pecados pelos quais se poluíra, consequentemente, a real purificação do santuário celeste deve efetuar-se pela remoção, ou apagamento, dos pecados que ali estão registrados. Isso necessita um exame dos livros de registro para determinar quem, pelo arrependimento dos pecados e fé em Cristo, tem direito aos benefícios de Sua expiação. — História da Redenção, 378.
No grande dia da paga final, … pela virtude do sangue expiatório de Cristo, os pecados de todo o verdadeiro arrependido serão eliminados dos livros do Céu. — Patriarcas e Profetas, 357, 358.
Cristo pede… para Seu povo, não somente perdão e justificação, amplos e completos, mas participação em Sua glória e assento sobre o Seu trono. — O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, 484.
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