Motivados pela esperança | O Grande Conflito
A segunda vinda de Jesus é um dos temas centrais das Escrituras. É um fio de ouro que atravessa as páginas sagradas da Bíblia. Um estudioso estimou que há 1.845 referências à segunda vinda de Cristo no Antigo Testamento.
“Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Isaías 25:9).
Leituras da semana:
- 1Tessalonicenses 4:13-18;
- Mateus 24:27, 30, 31;
- 2Pedro 1:19-21;
- Daniel 8:14;
- Daniel 9:20-27;
- Esdras 7:7-13.
A segunda vinda de Jesus é um dos temas centrais das Escrituras. É um fio de ouro que atravessa as páginas sagradas da Bíblia. Um estudioso estimou que há 1.845 referências à segunda vinda de Cristo no Antigo Testamento. Nos 260 capítulos do Novo Testamento, há mais de 300 referências ao retorno de Cristo. Um em cada 25 versos menciona essa esperança.
Depois que a Reforma na Europa naufragou e foi dificultada por divisões e conflitos, o protestantismo criou raízes no Novo Mundo, no território que se tornaria os Estados Unidos. Muitas pessoas buscaram tomar o manto da verdade, o que incluía a crença sobre a segunda vinda de Cristo.
Entre essas pessoas estava um fazendeiro batista chamado Guilherme Miller. A partir de seu estudo da Bíblia, ele acreditou que Jesus viria em breve, em sua geração. Ele começou a pregar essa mensagem, iniciando um movimento que, embora tenha enfrentado um grande desapontamento, revelou verdades que permanecem relevantes.
Nesta semana, examinaremos por que a segunda vinda de Cristo tem alegrado o coração dos crentes ao longo dos séculos, e como devemos nos preparar para esse evento.
*Este estudo se baseia nos capítulos 18 a 21 do livro O Grande Conflito.
👉🏿 Leia mais: https://mais.cpb.com.br/licao/motivado-s-pela-esperanca/
Estudo da Semana
- Sábado: Motivados pela esperança;
- Domingo: A promessa de Seu retorno;
- Segunda: Esperando o tempo;
- Terça: Guilherme Miller e a Bíblia;
- Quarta: Os 2.300 dias de Daniel 8:14;
- Quinta: A linha de tempo profética mais longa;
- Sexta: As profecias das 70 semanas e dos 2.300 dias.
Amazon
Comentários
Jesus vem, mas não como em Seu primeiro advento, uma criancinha nascida em Belém; não como quando viajou para Jerusalém e os discípulos louvaram a Deus em alta voz e clamaram: “Hosana!”; mas na glória do Pai e com todo o séquito de santos anjos para escoltá-Lo em Seu caminho para a Terra. Todo o Céu estará vazio de anjos, enquanto os expectantes santos O estarão aguardando e com os olhos direcionados ao Céu, como os varões galileus quando Ele ascendeu do Monte das Oliveiras. Então somente os que são santos, os que seguiram inteiramente o manso Modelo, exclamarão com enorme alegria ao contemplá-Lo: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará” (Isaías 25:9).
Com uma perspectiva como essa diante de nós, com tão gloriosa esperança, redenção tal como essa que Cristo comprou para nós com Seu sangue, ficaremos calados? Não louvaremos a Deus também com alta voz como os discípulos quando Jesus viajava para Jerusalém? Não é nossa perspectiva muito mais gloriosa do que a deles? Quem ousaria então proibir-nos de glorificar a Deus, com o mesmo alto clamor, quando temos tal esperança, cheia de imortalidade e repleta de glória? Temos provado dos poderes do mundo por vir e ansiamos por mais (Primeiros Escritos, páginas 116, 117).
Jesus está vindo! Mas não para ouvir os lamentos da humanidade, para ouvir o pecador culpado confessar seus pecados e anunciar o perdão a ele; pois o destino de cada um estará então decidido entre vida e morte. Aqueles que viveram no pecado permanecerão pecadores para sempre. Aqueles que confessaram seus pecados a Jesus no santuário e fizeram Dele seu amigo e amaram Sua manifestação terão o perdão registrado para todos os seus pecados.
Jesus está vindo da mesma forma como subiu ao Céu, apenas com um esplendor adicional. Ele está vindo com a glória de Seu Pai, e todos os santos anjos com Ele, para escoltá-Lo em Seu caminho. Em vez da cruel coroa de espinhos para perfurar Suas têmporas sagradas, uma coroa de esplendor deslumbrante adornará Sua fronte sagrada (A Fé Pela Qual eu Vivo, 11 de dezembro).
Mais de mil e oitocentos anos são passados desde que o Salvador deixou a promessa de Sua vinda. Ao longo dos séculos, Suas palavras têm enchido de ânimo o coração de Seus fiéis. A promessa não se cumpriu ainda; […] mas nem por isso deixa de ser menos certa. […]
O tempo de espera está quase no fim. Os peregrinos e estrangeiros que por tanto tempo têm buscado uma pátria melhor estão quase em casa. Sinto como se devesse clamar em voz alta: Rumo ao lar! “Por essa razão, amados, esperando estas coisas, esforcem-se para que Deus os encontre sem mácula, sem culpa e em paz” (2Pedro 3:14; Nossa Alta Vocação, 27 de dezembro).
Título: O Grande Conflito.
Autor(a): Mark Finley.
Tradução: Fernanda Caroline e Camila Rodrigues.
Editora: CPB.
Ano: 2024.
Garanta o conteúdo completo da Lição da Escola Sabatina para o ano inteiro. Faça aqui a sua assinatura!
Para adquirir essa obra:
Casa Publicadora Brasileira
WhatsApp: https://bit.ly/3UeehdD
Amazon
Assista ao Vídeo
👇 Você gostará desses livros ❤️:
- 🔖 Bíblia Sagrada Nova Almeida Atualizada: Capa couro sintético preta: Nova Almeida Atualizada (NAA)
- 🔖 Bíblia Sagrada Letra Grande: Capa couro sintético vermelha e marrom escuro: Nova Almeida Atualizada (NAA)
- 🔖 Bíblia de Estudo NAA: Capa em couro legítimo. Nova Almeida Atualizada (NAA)