Duas testemunhas | O Grande Conflito
Quais são as cinco características das duas testemunhas? Apocalipse 11:3-6
Em Zacarias 4, o profeta viu duas oliveiras, uma à direita e outra à esquerda do candelabro de ouro – a mesma imagem que encontramos em Apocalipse 11. Zacarias é informado de que representam “os dois ungidos, que estão a serviço do Senhor de toda a Terra” (Zacarias 4:14). As oliveiras alimentam o azeite no candelabro para que ele continue a dar luz. O salmista escreveu: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra; ela é luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105). O azeite representa o Espírito Santo (Zacarias 4:2, 6). A visão de João em Apocalipse 11 descreve a Palavra de Deus sendo proclamada no poder do Espírito Santo para iluminar o mundo.
Essas duas testemunhas podem profetizar e impedir que a chuva caia pelo tempo que previrem. Podem transformar água em sangue e ferir a Terra com pragas. Pela Palavra de Deus, Elias disse que nenhuma chuva cairia sobre Israel e, em resposta à sua oração, não houve chuva por três anos e meio (Tiago 5:17). Então ele orou e a chuva voltou, enquanto os falsos profetas de Baal falharam em acabar com a seca (1Reis 17; 18). Moisés, pela Palavra de Deus, anunciou dez pragas sobre os egípcios, incluindo transformar água em sangue, pois o Faraó se recusou a deixar o povo de Deus ir (Êxodo 7).
Aqueles que tentaram prejudicar as Escrituras serão consumidos pelo fogo que sai da boca das duas testemunhas. “Visto que eles proferiram tais palavras, eis que transformarei em fogo as Minhas palavras na sua boca e farei deste povo a lenha; e o fogo os consumirá” (Jeremias 5:14). A Palavra de Deus pronuncia juízo sobre todos os que a rejeitam.
Em João 5:39, Jesus declarou que as Escrituras do Antigo Testamento testificavam (davam testemunho) Dele. Ele também disse que o evangelho seria proclamado “para testemunho” ao mundo inteiro (Mateus 24:14). A base desse testemunho é o Antigo Testamento juntamente com o Novo Testamento. A palavra traduzida como “testemunho” nesses dois versos vem da mesma raiz (martys) da palavra traduzida como “testemunhas” em Apocalipse 11:3.
Quem são essas duas testemunhas? Tendo em vista esses pontos bíblicos e as características dadas em Apocalipse 11, concluímos que as duas testemunhas devem ser as Escrituras do Antigo Testamento e do Novo Testamento, que comunicam a luz e a verdade de Deus ao mundo.
Alguns minimizam o Antigo Testamento como irrelevante. Qual é o erro dessa atitude?
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Comentário
Quando Cristo quis expor aos discípulos a verdade de Sua ressurreição, começou “por Moisés e todos os Profetas” e “explicou-lhes o que constava a respeito Dele em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Mas a luz que brilha na nova ampliação da verdade é que glorifica a velha verdade. A pessoa que rejeita ou despreza a nova verdade não possui realmente a velha verdade, que para ela perde seu poder vital e torna-se forma sem vida. […]
Muitos […] rejeitam as Escrituras do Antigo Testamento, a respeito das quais Cristo declarou: “São elas mesmas que testificam de Mim” (João 5:39). Rejeitando o Antigo, rejeitam efetivamente o Novo, pois ambos são partes de um todo inseparável. Ninguém pode apresentar corretamente a lei de Deus sem o evangelho, ou o evangelho sem a lei. A lei é o evangelho consolidado, e o evangelho é a lei desdobrada. A lei é a raiz, e o evangelho é a flor perfumosa e os frutos que ela produz.
O Antigo Testamento projeta luz sobre o Novo, e o Novo, sobre o Antigo. Ambos são uma revelação da glória de Deus em Cristo. Ambos apresentam verdades que revelarão continuamente ao fervoroso inquiridor novas profundezas (Parábolas de Jesus, página 70, 71).
“Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna” (João 5:39). Cada ponto da verdade mantido pelo nosso povo terá que suportar a inquirição dos maiores intelectuais. Os mais elevados entre os grandes do mundo serão postos em contato com a verdade. Por isso, todas as nossas interpretações devem ser examinadas rigorosamente e testadas pelas Escrituras. Parece que temos sido ignorados agora, mas nem sempre será assim. Movimentos no sentido de nos colocar em evidência estão em curso, e, se nossas teorias da verdade puderem ser reduzidas a cacos pelos historiadores ou pelos maiores intelectuais do mundo, isso será feito.
Individualmente, temos que saber por nós mesmos o que é a verdade e estar preparados para, com mansidão e temor, dar a razão da nossa esperança, não com orgulho, vanglória ou pretensão, mas no espírito de Cristo. Estamos nos aproximando do tempo em que teremos que permanecer sozinhos, individualmente, para responder por nossa crença. Os erros religiosos estão se multiplicando e se entrelaçando com poderio satânico entre o povo. Quase não resta uma doutrina da Bíblia que não tenha sido negada (Evangelismo, p. 49).
O Espírito Santo está ao lado de cada verdadeiro pesquisador da Palavra de Deus, habilitando-o a descobrir as joias escondidas da verdade. A iluminação divina lhe vem à mente fixando-lhe a verdade com uma nova e vigorosa importância. Ele se enche de uma alegria jamais experimentada antes. A paz de Deus repousa sobre ele. A preciosidade da verdade é percebida como nunca antes. Uma luz celestial resplandece sobre a Palavra, fazendo com que cada letra pareça estar tingida de ouro. O próprio Deus fala ao coração, tornando Sua Palavra espírito e vida (Refletindo a Cristo, 24 de abril).
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